Wander Housing - o futura da arquitetura
- Bárbara Pinto
- 3 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Wander Housing, uma marca fundada pela jovem mulher Bruna Silva, que, para os leitores mais distraídos, tem uma história inspiradora de equilíbrio entre trabalho e maternidade. Trata-se do rosto do nosso artigo around us - My Body. My Choice da mais recente edição anual.

Acontece que, a arquitetura e o seu futuro pode estar mais relacionada com aquilo que move e se transforma do que alguma vez nos apercebemos…
À velocidade em que pensamos, nos movemos e existimos, a cada dia que passa, procuramos uma maior liberdade. Sem nunca descurar o conforto, porque no fundo mesmo dentro dos protótipos mais futurísticos criados para satisfazer as nossas exigências, este é sempre um critério a ter em conta — mesmo pelas pessoas mais aventureiras. Posso dizer que não só o conforto como também o estético, são dois aspetos que parecendo superficiais, todavia influenciam numa primeira fase a escolha e posteriormente o estilo de vida que levamos. Um estilo de vida que cada vez mais passa pela autossuficiência energética, pela poupança, pela sustentabilidade. A fórmula que alia a liberdade, o conforto e o estético provoca nas diversas indústrias a corrida pelo uso de alta tecnologia a favor dos recursos naturais.
Ao criar esta marca, Bruna Silva e toda a equipa da Wander Housing visionaram a possibilidade da “habitação nos poder acompanhar pelo mundo fora, ou quando a nossa família cresce, ou quando o nosso negócio já não cabe em apenas alguns m2”. A Mobilidade é provavelmente o fator que torna este projeto tão inovador, adaptável a qualquer tipo de ambiente e consumidor. Como os leitores da nossa revista, consumidores que cada vez mais trazem consigo as causas que estão na ordem do dia, que lutam por elas e procuram transformar cada parte da sua vida adaptável a elas mesmas. Sempre ouvi que a mudança acontece a partir de dentro, de dentro de nós ou das nossas casas — do seu design, do seu interior e exterior.
Uma das grandes preocupações e metas a atingir é a sensação de liberdade e ligação com o meio onde esteja inserida a casa, por isso, a solução criada pela marca foi criação de amplitude e luminosidade numa Wander House de 24m2, eliminando qualquer bloqueio visual em ambos os cantos da casa.
Para alcançar a meta da sustentabilidade tudo tem de ser planeado com rigor, como é exemplo os materiais utilizados em peças de mobiliário personalizadas como o ferro, latão, cobre, inox e madeiras. Existe a preferência pela utilização de ligas metálicas de cobre e zinco em pormenores por toda a casa, seja em juntas de pavimento, puxadores, rodapés ou até mesmo uma parede revestida para destaque. As texturas aplicadas pela casa promovem o sentimento de Lar, madeiras, neste caso, inspiram tardes quentes de verão. Um toque mais clássico ou rústico nas tijoleiras, pavês ou flutuante, por esta razão a escolha de todos os materiais cruciais à personalização ao cliente. A Wander Housing pauta pela reciclagem e acredita na simplicidade de peças rústicas que ganham uma segunda vida em ambientes modernos e contemporâneos.
Seja para projetos de Turismo, habitação ou comerciais, as Wander Houses “são a solução de amanhã para os problemas de hoje.” O recente projeto já conta com inúmeros serviços vantajosos para os clientes que procuram inovação: aconselhamento e consultadoria de design de interiores; projetos de arquitetura, engenharia e design de interiores.
Este estilo de vida, seja por procura de uma casa de férias ou mesmo primeira habitação, vem isento de impostos e pode ser implantada em qualquer terreno, não necessitando de licenciamento na maioria dos concelhos. Pode ser movida sempre que necessário a um baixo custo de investimento. É também, uma boa solução para investimento de AL ou aluguer de curta duração totalmente mobilada, e personalizável.
O primeiro protótipo da Wander Housing já se encontra disponível para visitas em Canedo, Santa Maria da Feira. As visitas devem ser agendadas através do e-mail wanderhousing@gmail.com.
O futuro da construção é a melhor forma de descrever esta marca singular. Wander Housing promete ter a capacidade de usar a fórmula que coloca o conforto, a estética, a mobilidade, a liberdade e sustentabilidade de mãos dadas e representar, no ramo da construção civil, uma das soluções vitais para o futuro do nosso planeta.
Wander Housing com selo de aprovação da Arch Daily.
"A room should feel collected, not decorated". -Albert Hadley
Words by Bárbara Pinto
Images courtesy of Wander Housing






























Comentários