Mas será que a tendência "THAT Girl" é mesmo tóxica?
- Fabiana Fontes
- 23 de jul. de 2022
- 5 min de leitura
Não, mas a sério, há contas no TikTok de pessoas a preparem o jantar para os cães!
Mas é claro que com tanto conteúdo criado por tanta gente, não poderiam sair apenas coisas boas, ou não seria a nossa tão querida internet. E, por isso, hoje vamos falar sobre uma tendência que tem vindo a ganhar imensa aderência: "THAT girl" Apesar de ter surgido no Tiktok, e não deixando de ser uma tendência tipicamente instagramable, se espalhou para TODAS as redes sociais. Mas afinal... O que preciso de fazer para ser uma "THAT girl"? Tens de ser magra, ter thigh gaps, ser convencionalmente bonita, .... Ahh, não é essa a definição? Sorry, wrong definition!
Este tipo de tendência procura ajudar as pessoas que aderem a transformarem-se num "eu idealizado", ou seja uma espécie de alter ego. É o "eu" que gostariam de ser, sem defeitos, bem sucedido....
A típica "THAT girl" acorda antes das 8 - normalmente por volta das 5 da manhã! - , muito provavelmente vai correr, faz yoga, talvez até vá ao ginásio, exercita os músculos todos do corpo (até aqueles que não sabia que existiam) até cair para o lado, valoriza as to-do list que segue à risca (e não podem faltar os sublinhadores da Stabilo), escreve no seu gratitude journal acerca das coisas na vida das quais ela está grata, e, apenas após duas horas de rotinas e tarefas é que se senta para comer... E não, não é um hambúrguer do McDonnalds! Only gourmet food allowed!
Vá lá, acabaste de ter o dia mais produtivo de sempre, fizeste mais exercício numa manhã do que eu faria num ano e vais almoçar salada de abacate com tomate? E as proteínas para não caíres para o lado? Porque a seguir ao almoço a "That Girl" ainda tem afazeres!
Vejamos: faz mais algum exercício físico (normalmente repetições do que fizeram de manhã), trabalha ao computador de forma muito aesthetic, faz skincare e toma o seu banho... Ah! E não nos podemos esquecer daqueles smoothies verdinhos (que até têm muito bom aspeto!) e que são a sua imagem de marca. Sorry, mas se fazem toda esta rotina e se esquecem dessas bebidas, não são parte da trend!
Depois de tudo, só lhes falta jantar (saudável, amigxs, saudável!) e... Cama que já são 9 da noite!
Começando já por aqui: não dava para mim! Não tanto a parte de acordar cedo mas ficar quase duas horas sem comer de manhã? Nah, não me venham com o jejum intermitente!
Depois de todas estas atividades, "THAT girl" ainda tem mais uns quantos afazeres profissionais que não pode deixar de lado, mas que nunca, em caso algum, devem interferir com o trabalho de nos entregar a sua rotina com claw clips, matchas e cute workout sets, claro!
Até à hora de almoço, a lista de tarefas é uma amálgama infinita de práticas de welness e, chegada a hora de refeição não pode faltar um salmão no distintivo Emily Mariko style.
A verdade é que isto é tudo muito bonito e acredito que o grande propósito seja de motivar o comum mortal a dar o seu melhor e ver a beleza nas atividades simples do dia a dia. Mas será, de facto, uma forma realista de ver o mundo e de viver na nossa sociedade?
Não. A verdade é que estes padrões são irrealistas para pelo menos 99% das pessoas. Num dia normal com trabalho, saídas com amigos, tempo com a família e stresses diários, ninguém consegue fazer isto tudo sem arrancar alguns bons cabelos de nervos. Isto para já não me alongar na importância de procrastinar de vez em quando! Quem não procura o equilíbrio entre produtividade e descanso ver-se-á rapidamente na aba dum mental breakdown.
Outra pergunta que não pudemos esquecer quando falamos de tendências de self improvement é: Será que o movimento "THAT girl" serve para TE ajudar ou para agradar aos parâmetros de felicidade e de viver bem impostos pela sociedade em que vivemos?
Sejamos honestos, quando vemos estes vídeos das "THAT girl" temos uma enchente de motivação de mudarmos a nossa vida e dar um 180º nas nossas rotinas. É estético, é motivador e à primeira vista até parece fácil!
Esta tendência não abrange muita gente, para além de (para os que não estavam no instagram durante os 2010s) ser o novo "girl boss". Ambos extremamente discriminatórios para a classe trabalhadora por perpetuarem a ideia de que, para subires na vida, tens de aspirar por ter uma empresa ou ser uma empresária. Se todos fossemos empresários, toda a nossa sociedade caía — não haveriam funcionários, não haveriam serviços públicos, não teríamos as bases que a nossa comunidade tanto precisa!
Imaginem um mundo em que todos éramos influencers, content creators, bloggers ou youtubers. Vivíamos de conteúdo? Não havia supermercados, hospitais, escolas, NADA?
A classe trabalhadora é constantemente excluída do jogo da romantização do quotidiano uma vez que não podem mostrar algo que fizeram para o seu small business ou criar vídeos bonitos a preparar as encomenda para o envio. E a rotina "THAT girl" é só mais um exemplo sobre como o ser um colaborador, funcionário ou estagiário é visto como algo temporário, algo visto como só início de carreira. Como se não fosse glamoroso o suficiente para as redes sociais!
E para curvy people? Não será esta tendência o apogeu do pretty privilege? A representação incomensurável do estereótipo de uma pessoa saudável? Mas não era a intenção fazer as pessoas sentirem-se bem consigo mesmas?
Bem, chega de críticas! Para não acharem que sou sempre assim tão negativa vou partilhar com vocês as minhas melhores dicas sobre o que fazer para substituir a irrealista rotina "THAT girl" e ainda assim desfrutar de uma vida equilibrada e saudável.
Cria uma rotina flexível e simples, que se adapte perfeitamente ao teu quotidiano e que seja de fácil prática. Algo que não acordes já a procurar evitar.
Tem consciência de que incluir novas práticas (seja de wellness ou selfcare) levam o seu tempo a estabelecer! Don't be so hard on yourself!
Procura ter um dia da semana em que deitas as rotinas totalmente fora da janela e aproveitas para descansar, reset e preparar para a semana que se avinha.
Estabelece objetivos realistas! Não faz sentido, por exemplo, uma pessoa que não costuma fazer exercício de repente começar a correr 3 horas por dia. Não te faz bem a ti, nem ao teu corpo!
Organização e planeamento são tudo! Com o Notion consegues planear a tua vida de forma extremamente aesthetic.
É importante procurares implementar diversos hobbies — por mais simples que sejam — que completem cada parte da tua vida. Um hobbie criativo, um desportivo, um que te traga conhecimento, um que te traga dinheiro e um que te acalme. Acontece que, por vezes, um ou dois hobbies nos preencham todos estes aspetos e é esse o objetivo!
Explora todas as versões do teu ser — sim, até a tua Deusa Sensual que escondes de todos! Let her out, seja a dois ou um ato a solo!
Aproveita a vida com um bom copo de Guarda Rios (para os amantes de maduro branco) ou de Torre de Menagem (para os que preferem verde) e não leves as redes sociais tão a sério!
Words by Fabiana Fontes
Comments